domingo, 3 de março de 2013

Campo do Gerês - Pé de Cabril - Ribeira da Mó - Campo do Gerês


Extensão e Duração    -    13.5 Km - 5:00 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado / Dificil
Localização    -    
Serra do Gerês
Ponto de Partida / Chegada    -     Campo de Gerês
Participantes    -     Alberto - Mónica - Miguel

 

     Neste dia de temperaturas bastante agradáveis em comparação com as das ultimas caminhadas, sem chuva e com sinais de uma Primavera que está para chegar, fomos até Campo do Gerês para uma jornada que nos levaria a um dos pontos mais ‘apetecidos’ da serra do Gerês: o Pé de Cabril!
     Saindo de Campo do Gerês seguimos um antigo caminho que nos levou a passar junto da Fraga do Suadouro de onde continuamos até ao primeiro prado do dia, o Prado de Gamil. A partir deste prado seguimos o trilho, muito bem mariolado, que nos leva até ao Prado Amarelo de onde, após uma breve pausa, partimos em direcção ao Pé de Cabril.
     Á medida que nos aproximamos da base do Pé de Cabril ele agiganta-se diante de nós e faz crescer aquela irresistível vontade de o trepar até ao topo. A subida não é complicada mas deve ser feita com precaução, obrigando-nos a alguns malabarismos para passar em alguns locais. É uma subida interessante e atingido o topo estamos a 1.238 metros de altitude!
     Depois de chegar ao topo somos brindados com panorâmicas espectaculares, não só da própria serra do Gerês como de outras circundantes. A albufeira de Vilarinho das Furnas vista do Pé de Cabril é algo que por si só justifica o esforço da subida.
     Após a descida rumamos ao Tirolirão onde aproveitamos para almoçar e onde tivemos a agradável companhia de um grupo de montanheiros, pessoal de fácil convivência e cheios de boa disposição. Boa gente, gente da montanha!
     A vontade era ficar ali e prolongar aquela agradável cavaqueira mas era já tempo de partir para a última parte da jornada. Optamos por seguir por um espectacular trilho que serpenteia montanha abaixo sempre pela margem direita da Ribeira da Mó que corre desalmadamente, lá ao fundo, no seu leito. A descida é por vezes abrupta e exige todos os cuidados. E é muito fácil distrairmo-nos pois a albufeira de Vilarinho domina agora a paisagem, da qual se tem perspectivas únicas.
     Terminada a descida ‘apanhamos boleia’ de parte do PR5 – Trilho da Águia do Sarilhão, que nos levou a passar junto da Fraga do Sarilhão seguindo depois até ao local de onde tínhamos partido para esta caminhada.
     Foi uma caminhada agradável onde para além da beleza paisagística do percurso destaco ainda a quantidade de pessoal montanheiro que se cruzou connosco ao longo do dia. Nada mais nada menos que três grupos, em que um deles era composto por bastante pessoal! Coisa rara para nós, porque sendo o Domingo o único dia da semana que temos disponível para caminhar, normalmente não encontramos muita gente pelas serras.
     Hoje foi uma agradável excepção!

       
   
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

4 comentários:

  1. Muito bom, melhor mesmo era ter estado convosco! De qualquer maneira fiquei com o apetite aguçado com as fotos e brevemente junto me à alcateia ... que se cuidem as cabras do Sr. Armando ( ja nao me lembro do nome do homem se não é este passa a ser). Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camarada Filipe;
      É claro que o melhor era que tu nos tivesses acompanhado!
      Mas também sei que logo que passe essa tua azafama vais-lhe dar duro!
      Em relação ás cabras do tal Sr., elas estão habituadas a lidar com o lobo!
      Abraço

      Eliminar
  2. Adorei o Blog ! principalmente a música ! e como queria dar um salto ao pé de cabril ajudou-me! Vou lá amanhã e depois direi se chegamos... Abraços . Viva a montanha e os seus encantos...Muitos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro visitante!
      Espero que lhe sirva de inspiração para a caminhada.
      Fico a aguardar noticias. ;)

      Saudações montanheiras

      Eliminar